Novo Modelo de Avaliação Externa



Novo modelo de avaliação externa dos alunos a partir de 2024/2025


Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, no novo modelo destacam-se:

  • Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) no 4.º e 6.º anos a Português, a Matemática e a uma disciplina rotativa a cada três anos, tal como previsto no Programa do Governo.
  • Comparabilidade de resultados no Ensino Básico, que permitirá monitorizar a evolução da aprendizagem ao longo do tempo.
  • Classificação eletrónica em todos os ciclos do Ensino Básico e, no Ensino Secundário, a partir de 2025/2026, após piloto no próximo ano letivo.
  • Valorização do formato digital nos processos de avaliação com garantias de equidade.


São princípios orientadores do novo modelo:

  • Avaliação no fim de todos os ciclos de ensino (4.º, 6.º e 9.º anos e no Ensino Secundário);
  • Comparabilidade dos resultados no Ensino Básico — provas deixam de ser públicas para serem utilizados itens âncora de ano para ano;
  • Avaliação em suporte digital no Ensino Básico, com mecanismos para garantia de equidade;
  • Classificação eletrónica em todos os níveis de ensino;
  • Monitorização e reporte atempado (relatórios de alunos e escolas disponibilizados antes do novo ano letivo; relatórios nacionais divulgados em novembro; dados para escrutínio público até ao fim do ano civil).


Haverá:

  • Provas-ensaio a meio do ano letivo, nas disciplinas com provas digitais ou híbridas, para familiarização atempada com o formato digital;
  • Possibilidade de as provas-ensaio contarem para a classificação interna, em regime voluntário, no âmbito da autonomia das escolas.



- Novo modelo avaliação no 4.º e 6.º anos -


ProvasModA 

Monitorização da Aprendizagem


• Obrigatória. A classificação fica registada na ficha individual do aluno, apesar de não contar para a classificação final.

• Comparabilidade: entre anos letivos e do percurso individual do aluno 

• Escala 0 – 100 + níveis de desempenho

• Literacias em Português, Matemática e numa disciplina rotativa (a cada 3 anos) 

• Formato digital 

• Classificação em formato digital – classificação eletrónica (e-marking)


Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'
Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'

- Provas de final de ciclo : 9.º ano - 


• Prova final, que conta para a classificação final do aluno (30%)

• Português e Matemática 

• Formato híbrido em Matemática (digital + papel), para contornar dificuldades da escrita matemática em computador

• Comparabilidade entre anos letivos

• Classificação em formato digital – classificação eletrónica (e-marking)


Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'
Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'
Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'
Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'

- Exames Nacionais: Ensino Secundário -


• Exames nacionais do ensino secundário realizados em papel 

• Classificação das provas em formato digital classificação eletrónica (e-marking) 

• Cada docente classifica alguns itens de muitos alunos, em vez da prova completa de poucos alunos

 As folhas de resposta são digitalizadas nos Agrupamentos do Júri Nacional de Exames e carregadas na plataforma de classificação


Classificação eletrónica

• Piloto, em 2024/2025, na disciplina de Filosofia 

• Generalização, em 2025/2026, para todas as disciplinas em que a classificação eletrónica se adeque (exclui, por exemplo, Desenho A)


Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'
Em: doc 'Avaliar melhor, Aprender mais'

Em: www.portugal.gov.pt

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