Novo Modelo de Avaliação Externa

Novo modelo de avaliação externa dos alunos a partir de 2024/2025
Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, no novo modelo destacam-se:
- Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) no 4.º e 6.º anos a Português, a Matemática e a uma disciplina rotativa a cada três anos, tal como previsto no Programa do Governo.
- Comparabilidade de resultados no Ensino Básico, que permitirá monitorizar a evolução da aprendizagem ao longo do tempo.
- Classificação eletrónica em todos os ciclos do Ensino Básico e, no Ensino Secundário, a partir de 2025/2026, após piloto no próximo ano letivo.
- Valorização do formato digital nos processos de avaliação com garantias de equidade.
São princípios orientadores do novo modelo:
- Avaliação no fim de todos os ciclos de ensino (4.º, 6.º e 9.º anos e no Ensino Secundário);
- Comparabilidade dos resultados no Ensino Básico — provas deixam de ser públicas para serem utilizados itens âncora de ano para ano;
- Avaliação em suporte digital no Ensino Básico, com mecanismos para garantia de equidade;
- Classificação eletrónica em todos os níveis de ensino;
- Monitorização e reporte atempado (relatórios de alunos e escolas disponibilizados antes do novo ano letivo; relatórios nacionais divulgados em novembro; dados para escrutínio público até ao fim do ano civil).
Haverá:
- Provas-ensaio a meio do ano letivo, nas disciplinas com provas digitais ou híbridas, para familiarização atempada com o formato digital;
- Possibilidade de as provas-ensaio contarem para a classificação interna, em regime voluntário, no âmbito da autonomia das escolas.
- Novo modelo avaliação no 4.º e 6.º anos -
ProvasModA
Monitorização da Aprendizagem
• Obrigatória. A classificação fica registada na ficha individual do aluno, apesar de não contar para a classificação final.
• Comparabilidade: entre anos letivos e do percurso individual do aluno
• Escala 0 – 100 + níveis de desempenho
• Literacias em Português, Matemática e numa disciplina rotativa (a cada 3 anos)
• Formato digital
• Classificação em formato digital – classificação eletrónica (e-marking)

- Provas de final de ciclo : 9.º ano -
• Prova final, que conta para a classificação final do aluno (30%)
• Português e Matemática
• Formato híbrido em Matemática (digital + papel), para contornar dificuldades da escrita matemática em computador
• Comparabilidade entre anos letivos
• Classificação em formato digital – classificação eletrónica (e-marking)


- Exames Nacionais: Ensino Secundário -
• Exames nacionais do ensino secundário realizados em papel
• Classificação das provas em formato digital classificação eletrónica (e-marking)
• Cada docente classifica alguns itens de muitos alunos, em vez da prova completa de poucos alunos
• As folhas de resposta são digitalizadas nos Agrupamentos do Júri Nacional de Exames e carregadas na plataforma de classificação
Classificação eletrónica
• Piloto, em 2024/2025, na disciplina de Filosofia
• Generalização, em 2025/2026, para todas as disciplinas em que a classificação eletrónica se adeque (exclui, por exemplo, Desenho A)

Em: www.portugal.gov.pt